Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Confira aqui diversas opções de cursos para o lay-off

Postado em: 08-04-2021

Comunicação - Sinhores

Image

Sem poder trabalhar, setor busca por qualificação

Seja por exigência do lay-off ou não, a busca por qualificação é uma característica da pandemia

Assim como na primeira fase da pandemia, os períodos de fases mais restritivas para promoção do distanciamento social e controle da pandemia de covid-19, os empresários precisaram buscar alternativas para não dispensar funcionários, visando a retomada. O lay-off é uma boa alternativa, mas para isso os profissionais devem buscar por qualificação à distância. No entanto, o lay-off tem a obrigatoriedade de comprovação da qualificação no período de afastamento, por isso é importante ter certeza de que o curso oferecido tenha emissão de certificado. Outro aspecto importante para prestar atenção na hora de escolher os cursos para indicação aos funcionários é a carga horária. Para Ronaldo Couto, empresário que utilizou esse recurso para manter seu quadro de funcionários, é fundamental o acompanhamento pela empresa da evolução dos colaboradores nos cursos. “É importante que a empresa auxilie os colaboradores na inscrição dos cursos e passe a acompanhar o desenvolvimento das aulas, para que o calendário das horas aulas esteja sempre dentro do cronograma e evitar transtornos”. Para ele, outro desafio é a escolha de quais cursos os colaboradores vão realizar para organizar a quantidade de horas necessárias. “Também notamos que para alguns é mais difícil o processo, pelo simples fato de ainda não estarem totalmente inseridos no digital, então é importantíssimo auxiliá-los a aprender os recursos necessários para o acompanhamento das aulas”, completa Ronaldo.

O Sinhores separou algumas informações e links de cursos variados e que podem fazer a diferença para a capacitação dos colaboradores, que podem fazer parte do leque de opções de qualificações à distância para validar o benefício do lay-off.

São inúmeras opções de cursos disponíveis tanto por plataformas públicas, com iniciativa do Governo do Estado de SP, como é o caso do Centro Paula Souza, com cadastro e certificação totalmente grátis, quanto também cursos grátis mas com taxa para a emissão de certificação com valores bastante reduzidos, a partir de R$50.

 Na grande maioria das plataformas de ensino a distância (EAD) são oferecidos cursos livres, com poucas horas aulas de duração, bem como qualificações um pouco mais densas, a partir de 30 horas aulas de duração.

Vale lembrar que para a validação do lay-off, a carga horária necessária para o programa pode ser a combinação de um ou mais cursos, por isso, não citamos aqui instituições que não disponibilizam certificado de conclusão do curso. O importante mesmo é cumprir a carga horária exigida e apresentar a certificação válida.

 

São muitas opções, aprender nunca é demais!

1 - Centro Paula Souza – Governo do Estado de São Paulo:

 Home - https://portalgeead.cps.sp.gov.br/

Cursos Livres - https://portalgeead.cps.sp.gov.br/mooc/

2 – Sebrae - Os cursos gratuitos do Sebrae são disponibilizados no Portal Sebrae EaD, e podem ser acessados por pessoas de diferentes níveis de escolaridade, que desejam abrir um negócio ou que já possuem empresas

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

3 – Senac -  O SENAC oferece diversas opções até mesmo de gradução. Porém, nem todos os cursos são gratuitos, mas o candidato pode tentar conseguir uma bolsa de estudos, comprovando que tem uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos. As vagas podem ser solicitadas a partir de 10 dias antes da data de início dos cursos.

https://www.ead.senac.br/

 

4 - Senar – Educação a Distância - SENAR Educação a Distância é um portal que colabora com a formação profissional das pessoas que vivem no meio rural. 

http://ead.senar.org.br/

5 – Pro Minas - parceria firmada entre o Grupo Educacional Prominas e a Faculdade Única de Ipatinga, o Prominas Social é um projeto que tem a missão de oferecer educação de alta qualidade gratuita para estudantes e profissionais de todo o Brasil

https://bolsagratis.com.br/busca-cursos/?f=&f=&type=cursos_gratis&presencial=true&ead=true

 

6 – Nube - instituição privada que disponibiliza alguns cursos gratuitos de alta qualidade e assuntos que podem contribuir diretamente com a atuação profissional e formação pessoal dos participantes

https://www.nube.com.br/cursos-gratuitos

 

7 – Fundação Bradesco – mais de 100 cursos livres com certificação grátis

https://www.ev.org.br/cursos?_ga=2.133713677.2002446987.1617724599-1124252416.1617724599

 

8 – Educa Cursos on Line: Uma grande variedade de cursos livres, com nível básico. Para emissão do certificado é cobrado uma taxa de R$50

http://www.cursosonlineeduca.com.br/