Sábado, 30 de Maio de 2020

Comunicado 01 - Covid.19

Postado em: 19-03-2020

Comunicação - Sinhores

Image


Comunicado 01 – COVID.19

SINDICATO DOS HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO / SP – SINHORES orienta que todas as empresas pertencentes a categoria econômica adotem procedimentos visando conter a pandemia do CoronaVirus, praticando atos que evitem o contágio e a expansão do vírus. Entendemos que cada uma das empresas que compões nosso setor, tem peculiaridades diferentes, logo entendemos que cada empresa encontrará uma forma de tentar sobreviver apesar do vírus. Algumas medidas de higiene e medicina do trabalho podem nos ajudar a enfrentar esses tempos de incertezas e preocupação.

Sabemos que as medidas de isolamento e quarentena podem afetar de maneira abrupta e inevitável o nosso setor. Dessa maneira visando minimizar os riscos – de saúde pública – e econômicos, acreditamos que a melhor forma de nos mantermos vivos durante esse período, é trabalhar adotando novas práticas, investir no deliery, sempre respeitando o princípio da razoabilidade e da preponderância do coletivo sobre o individual, da saúde coletiva sobre a lucratividade.  Por mais que tais medidas sejam extremamente duras com o nosso setor, já tão castigado pela recente crise econômica do país. O momento agora é de luta, pela sobrevivência dos nossos negócios e manutenção dos empregos que geramos bem como o combate ao vírus e sua proliferação, que atinge o mundo.

Podemos nos manter em funcionamento, ou não, afinal cada caso é um caso.  Sabemos que alguns estabelecimentos simplesmente não conseguem se sustentar fechados, assim como também sabemos que em outros casos, o melhor, para diminuir os prejuízos, é manter as portas cerradas. Saibam que em ambos os casos existem medidas a serem tomadas, e todas elas, devem ser documentadas.

Fica a critério de cada empregador estabelecer as medidas necessárias para enfrentar este momento inimaginável. Existem medidas legais no âmbito trabalhista e medidas que podem adotadas para os estabelecimentos que permanecerem em funcionamento, tais como: redução do horário de funcionamento, escala de funcionários para revezamento, adotar novas formas de esterilização de ambientes e utensílios, espaçamento das mesas, diminuição na capacidade de atendimento visando evitar a aglomeração. Estamos preparando, através do nosso departamento jurídico, comunicados para auxiliar a diminuir as tantas dúvidas que temos.

É necessário salientar que em caso de suspeita de contaminação de colaboradores, o isolamento é a medida necessária e obrigatória a ser tomada para evitar a propagação de terceiros. Em qualquer caso de suspeita de contágio, encaminhe o trabalhador para um centro médico especializado.

Estamos trabalhando incansavelmente acompanhando as repercussões do CoronaVirus e buscando formas de amenizar os danos na  categoria econômica que poderá ser uma das mais afetadas e, para tanto, estará mantendo um canal direto de comunicação com seus associados para esclarecimentos de dúvidas, através do telefone 017 – 3234-3488

São José do Rio Preto, 18 de março 2020.

                                                                                                   

                                                                                                      Pulo Silva – Presidente SINHORES