Domingo, 09 de Novembro de 2025
Realizado nos dias 26 e 27 de junho, na Arena Olímpia Shows
& Eventos, o 24º Encontro da Hotelaria reuniu cerca de 800 participantes em
dois dias intensos de debates, networking, feira de negócios e formação
profissional.
A edição marcou a estreia do evento em território paulista e
reforçou o protagonismo de Olímpia como polo nacional de turismo, inovação e
negócios.
Com auditório cheio e uma curadoria de temas altamente
relevantes para o setor, as palestras foram o grande diferencial desta edição.
O público acompanhou discussões aprofundadas sobre gestão, hospitalidade,
transformação digital, marketing, tendências de comportamento e
sustentabilidade no turismo.
Ariadne Silva conduziu a palestra “Excelência em
hospitalidade: o papel essencial das camareiras”. Os advogados Ricardo Rielo
(FBHA) e Higor Crispim (Sinhores Rio Preto) abordaram temas jurídicos que
impactam diretamente o setor, como “Escala 12×36 – uma solução para a
hotelaria”, “Fim do Perse – as consequências para a hotelaria” e “Cobrança de
40% de insalubridade”.
Waldir Miguel, presidente da Rede Nacional Inn, compartilhou
a história de expansão da maior rede 100% brasileira, com 85 hotéis
distribuídos em 32 cidades e 8 estados. A palestra “Construindo uma carreira na
hotelaria” reuniu Taiza Krueder (CEO do Clara Resorts) e Antônio Henrique
Borges (Assessor do SENAC Nacional), com foco na formação de profissionais mais
qualificados e na geração de empregos no setor.
Um dos temas mais aguardados foi a palestra de Magnho José,
presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal (IJL), que apresentou os
possíveis impactos da aprovação do projeto de lei que legaliza os cassinos no
turismo e na hotelaria.
Fechando a programação, o jornalista, professor e
especialista em marketing Cristiano Lopes comandou a apresentação “Cortando na
Alta”, encerrando o segundo dia com uma fala motivacional sobre estratégia,
comprometimento e liderança em tempos de transformação.
Outro ponto alto do evento foi a feira de negócios, que
contou com 26 expositores, entre marcas nacionais e locais. Todos eles,
sem exceção, elogiaram a organização e a dinâmica do evento. Todos relataram
ter fechado negócios relevantes durante os dois dias, destacando a qualidade
dos contatos e a fluidez das negociações promovidas pela organização.
Parceiro direto na realização do evento, o Sindicato Patronal
de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José do Rio Preto e Região
(Sinhores) destacou o impacto da iniciativa para a região. Segundo o presidente
da entidade:
“Trazer um evento desse porte para Olímpia reforça o
potencial da cidade como um dos principais destinos turísticos do Estado e fortalece
a conexão entre empresários, profissionais e fornecedores da hotelaria e
gastronomia.”
Com patrocínio da CNC e promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com coordenação de Marcos Valério Rocha e em parceria com o Sinhores Rio Preto e Região, o evento também contou com apoio da Prefeitura de Olímpia, da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO) e da Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes (AOHPBR).