Domingo, 24 de Novembro de 2024

Guia de Boas Práticas para Hotéis 2020

Postado em: 23-09-2020

Comunicação - Sinhores

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Proteção para todos, antes mesmo da

chegada do hóspede!

 

Na reserva

Durante a reserva, a equipe de atendimento já deve colher informações importantes sobre estado de saúde, grupo de risco, e, em caso de reservas para mais de uma pessoa, grau de parentesco entre os clientes.

Recomendamos que pessoas que não sejam da mesma família ou que não estejam inseridos num mesmo convívio social, fiquem em acomodações separadas durante a viagem.

 

Estacionando

O próprio hóspede deve estacionar seu veículo nas dependencias do hotel, garantindo mais segurança. Os veículos deverão ser estacionados com 1,5 metro de distância do próximo carro, e sinalizações pelo hotel deverão auxiliar nesse processo.

 

Entrada e atendimento


• Antes de entrar no hotel, deverá ser realizada a medição de temperatura de todos os hóspedes. Os clientes com temperatura superior a 37,8ºC serão encaminhados para um atendimento separado dos demais e poderão ter sua entrada desautorizada até a devida avaliação do caso.

 

• Tapetes de desinfecção serão utilizados em todos os acessos ao hotel, para que os germes fiquem na rua!

 

• O balcão de atendimento deverá manter uma distância de 1,5m entre o atendente e o hóspede, para que o contato entre o cliente e sua equipe seja responsável.

 

• Hóspedes e clientes que são do grupo de risco, terão atendimento prioritário e

separado dos demais, para um resguardo ainda maior de suas saúdes.

 

• As máquinas de pagamento via cartão serão seladas e protegidas, e higienizadas após cada utilização.

 

• A chave dos apartamentos deverão ser esterilizadas antes da entrega, bem como as canetas para assinatura dos documentos.

 

• Dispensers de álcool em gel deverão estar espalhados por todas as áreas sociais

do hotel.

 

Menos gente, mais espaço!

 

Reduzir a capacidade de ocupação em 40% para controlar o número de pessoas em circulação nas áreas do hotel, além de garantir uma limpeza mais completa e detalhada em cada espaço.

 

Durante a circulação dos hóspedes, faixas e indicativos mostrarão que a distância mínima a ser respeitada, entre todas as pessoas, é de  1,5 metro.

 

 

Uso obrigatório de máscara!

Máscaras serão itens obrigatórios de uso por todos os funcionários, assim como para os hóspedes em circulação nas áreas comum.

 

• Quartos lacrados: Os quartos deverão ser lacrados com selos em suas portas, atestando que houve uma desinfecção intensificada após a saída do último hóspede, com foco principalmente nos locaisde maior contato manual, tais como aparelhos telefônicos, controles remotos, interruptores e maçanetas. Enquanto estiver ocupado, o quarto deverá ser arrumado apennas quando o seu quarto estiver vazio, a cada três dias. Arrumaçoes extras poderão ser solicitadas pelos hóspedes e deverão seguir os protocolos acima

• Recomenda-se que os apartamentos sejam desinfetados através de nebulização.

• Janelas abertas: temporariamente, as janelas dos quartos podem ser destravadas, para que os hóspedes possam abri-las e garantir uma circulação de ar natural nos ambientes.

• Amenities: deve ser incluído o álcool em gel 70% na composição dos seus amenities, que podem ser na versão de dispensers ou em frascos individuais.

• Protocolos de higienização revisados: todos os protocolos de higienização deverão ser revisados, buscando as melhores práticas de higiene para o momento atual.

• Equipe com novos EPIs: a equipe usará aventais, luvas e máscaras descartáveis novas para entrar em cada acomodação.

• Enxoval: cobertores e travesseiros extras poderão ficar disponíveis aos hóspedes dentro do armário, desde que estejam higienizados, ensacados e lacrados.

 

 

Menos é Mais!

Devem ser retirados dos quartos todos objetos decorativos, tapetes e papelarias, tornando o ambiente mais clean e minimalista. Isso vai nos ajudar a proporcionar uma assepsia completa dos apartamentos.

 

Ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado deverão passar por manutenção dos filtros, aplicando produtos bactericidas específicos, e deverão ser realizadas análises periódicas da qualidade do ar, de acordo com a legislação vigente.

 

 

Academias e áreas comuns:

• Academias e áreas kids deverão permanecer fechadas;

• Quadras e demais espaços abertos podem permanecer abertos desde que sejam usados em conjuunto apenas por grupo familiares ou mais grupos familiares desde que seja possível garantir o distanciamento entre diferentes grupos familiares de no mínimo 2,5 metros;

• O SPA e Salão de Beleza terceirizados podem ou não estar abertos praticando políticas de acesso diferentes, de acordo com a legislação vigente;

• Piscinas podem ficar abertas, e seus mobiliários terão distância de 1,5 metro,

além de os protocolos de higienização reforçados.

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Antes de entrar no restaurante, todos os hóspedes deverão ter a sua

temperatura novamente aferidas. Hóspedes com temperatura superior

a 37,8ºC, não poderão entrar no ambiente e terão suas refeições servidas no apartamento.

Dispensers de álcool em gel estarão espalhados por todo o restaurante.

Os serviços de buffet devem ser suspensos, sendo a opção à la carte a mais

segura para todos neste momento.

Em casos específicos o buffet deve ser assistido, colaboradores  devidamente equipados sirvam os hóspedes em fila distanciada, para que os hóspedes não tenham contato com os alimentos.

As mesas deverão estar a uma distância mínima de 2,5 metro entre elas, e não poderão ser compartilhadas entre pessoas distintas. O limite de 4 pessoas por mesa também deverá ser respeitado, e todas as mesas devem ser  higienizadas antes de serem liberadas para o próximo grupo de hóspede.

Os guardanapos de pano ficam temporariamente suspensos, e todos os talheres serão dispostos em sacos lacrados, garantindo que o processo de higienização seja feito normalmente, e sejam esterelizados por temperatura superior a 80ºC ou com álcool 70;

Também recomendamos o uso do serviço de room service para as refeições, que garantem ainda mais segurança para o hóspede, e serão servidos em materiais descartáveis. Os itens de frigobar não estanão deverão estar dispostos na geladeira dos quartos. Os hóspedes que desejarem, deverão entrar em contato por telefone com nossa equipe, e terão seu pedido atendido diretamente em seu apartamento.

Os cardápios do hotel devem ser esterelizados a cada uso.

 

No restaurante, mesas distantes e preferência para à la carte!

 

Protocolo para eventos

 

Todas as medidas utilizadas para os hóspedes deverão também ser mantidas para as pessoas recepcionadas para eventos; Além disso, totens e dispensers de álcool em gel 70% deverão ser dispostos em todas as áreas e salas de eventos.

O uso de máscaras será obrigatório!

Montagens com segurança

• Para garantir a segurança de todos, montadores e equipe terceirizada terão seus

acessos restritos e guiados nas áreas deback office do hotel, a circulação livre desta

equipe poderá ser restringida;

• O uso de máscaras será obrigatório e devem ser fornecidas pela contratante. O staff que não estiver utilizando estes EPIs poderá ter o acesso ao hotel negado.

 

 

Tecnologia ao nosso favor

• Eventos que necessitem de credenciamento deverão fazer todo o procedimento de

forma online.

• Os tradicionais blocos e canetas para anotação nas mesas também serão temporariamente retirados, devendo os participantes tomarem notas em tablets ou smartphones trazidos consigo.

• Todo o material trazido pelo organizador deverá ser higienizado, necessária apresentação de confirmação do procedimento;

 

Novos formatos e capacidades!

• As montagens das salas foram revisadas para garantir distância mínima de 1,5 metro entre cada participante. Caso exista necessidade de montagem de filas, o mesmo distanciamento será respeitado.

• Mesas redondas receberão no máximo 4 cadeiras, e uma proteção plástica será usada sobre o tradicional tecido de elástico, para facilitar a assepsia posterior.

• O uso de máscara por participantes também será obrigatório. Caso o participante esteja sem máscara, ele poderá ter sua entrada impedida. Recomendamos que os parceiros pensem em recursos para esta situação, como a disponibilização do EPI para os participantes que não tenham trazido suas máscaras.

 

Portas Abertas

Temporariamente, durante os eventos, é sugerido que as portas das salas permaneçam abertas, isso trará um fluxo de circulação de ar renovado ao ambiente

e endossa o protocolo de segurança

 

 

Coffe individual

Em caso de serviço de coffee break, a alimentação deverá ser servida individualmente em embalagens descartáveis.

 

 

Todas as disposições desse documento foram criadas com base nos decretos do Governo do Estado de São Paulo e por manual de boas práticas de grandes redes de hotéis, em virtude do combate da Pandemia de Covid-19. Esperamos ter ajudado!

 

Sinhores Rio Preto