Domingo, 24 de Novembro de 2024

10 de Julho: Dia da Pizza

Postado em: 10-07-2019

Comunicação - Sinhores

Image

A Pizza é um dos pratos mais amados pelos brasileiros.

Você sabia que a Pizza tem um dia só dela? No Brasil o dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza, um dos pratos mais democráticos e amados no país.

A Pizza é um dos pratos mais democráticos que existem. Agrada pessoas de todas as classes sociais e idades. Comer pizza é sempre um prazer, em casa, na rua, no restaurante, com os amigos ou sozinho, sempre há toque especial ao degustar esse prato.

A Pizza surgiu, praticamente junto com o pão, há mais de seis mil anos. A partir da massa de farinha inventada pelos egípcios, diferentes culturas acrescentavam ingredientes à massa e assavam tudo junto, o que seria uma prima distante da pizza. Os fenícios, por exemplo, adoravam acrescentar carne e cebolas em cima da massa para assar. Os turcos e mulçumanos adotaram o costume dos fenícios e dessa forma, a receita chegou à península da Etrúria, na Itália  e se popularizou como um alimento dos pobres do sul da Itália. Quando a receita chegou aos Napolitanos, no início do século VXI, foi que surgiu a pizza, como conhecemos hoje. Eles que adicionaram o molho de tomate, queijos e orégano à receita, que começou a ser apreciada por um número enorme de pessoas. E com o surgimento da primeira pizzaria da história, a  Port’Alba, ponto de encontro de famosos artistas da Itália, o que retirou definitivamente o estereótipo de “alimento dos pobres” e ganhou glamour. 

Aqui no Brasil, a Pizza chegou com imigrantes italianos e se popularizou a partir da década de 50. Em pouquíssimo tempo tornou-se muito popular e apreciada no país. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, Apoesp, na cidade de São Paulo, são produzidas mais de 1 milhão de pizzas por dia. Em Rio Preto, estima-se a produção diária de 20 mil pizzas. Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São José do Rio Preto, o SINHORES, que atua 45 municípios da região, são 116 pizzarias catalogadas. Se formos mensurar a produção diária de pizzas na região, estamos falando de aproximadamente 45 mil pizzas por dia, diz Paulo Silva, Presidente da instituição.

“Contrariando a economia atual, negócios relacionados à pizza cresceram em torno de 25% no último ano, esse crescimento engloba venda de pizzas diretamente, embalagens, maquinários, tudo ligado ao setor. Na última edição da Fispal Food Service – feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar, que aconteceu no mês passado em São Paulo, os stands mais movimentos eram os relacionados à Pizza”, lembra Paulo Silva.