Domingo, 24 de Novembro de 2024
O Governador João Doria decidiu nesta quinta-feira (2) atender recomendação do Comitê Científico para manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos no estado. O órgão técnico pediu a manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron do coronavírus em São Paulo. O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.
Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.
Segundo dados preliminares da Associação Médica da África do Sul, as contaminações da nova variante apontam para quadros leves sem desfechos clínicos sérios/ graves e em especial nos vacinados. A preocupação com a ômicron é o número de mutações em grande quantidade na proteína S (spike) e se isso pode ou não impactar na efetividade das vacinas.